terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

(Lição 05) Dicas para refletir sobre a forma como se estuda

Cada estudante deve compreender os pontos fortes e fracos da forma como estuda e aperfeiçoar os seus métodos, para que o seu esforço seja bem sucedido.
Por Armanda Zenhas

"Quanto mais estudo, menos sei.", "Não vale a pena estudar", "Estudei até às duas da manhã e tirei 'zero'. No outro teste, não estudei nada e tirei ´seis´."

Terminado o primeiro bimestre e recebidas as primeiras notas do ano letivo, é tempo de balanço. Quantos estudantes fazem comentários como estes? Quantos atribuem à sorte ou ao azar os resultados dos testes ou do bimestre? Quantos descrêem completamente das suas capacidades?

Vale a pena o estudante refletir sobre o que se passou ao longo do bimestre. A reflexão pode ser feita a sós, se ele já for mais velho, ou com a ajuda de um familiar ou de um professor. Algumas questões podem orientar essa tarefa:
  • Estudei diariamente ou concentrei o meu estudo apenas nas vésperas dos testes?
  • O ambiente em que eu estudava me ajudava a estar concentrado ou havia coisas que me distraíam (televisão ou computador ligados, brinquedos, conversas demasiado próximas, o celular sempre anunciando novas mensagens, etc.)?
  • Antes de iniciar qualquer exercício de aplicação de uma matéria, fiz revisões do conteúdo estudado?
  • Quando acabava de estudar, verificava se tinha compreendido a matéria?
  • Apontei as dúvidas e tentei esclarecê-las com alguém (colegas, familiares, professores)?
  • Estive atento nas aulas e participei nas atividades?
  • Nas aulas, quando tinha dificuldades, desistia e esperava que a correção fosse feita no quadro ou tentava resolver essas dúvidas consultando os livros e o caderno diário ou pedindo ajuda ao professor?
  • Quando faltei às aulas, peguei os resumos e os apontamentos, estudei a matéria dada e esclareci as dúvidas com o professor?
Estas perguntas são apenas sugestões. Elas podem não ser as mais adequadas para todos os estudantes e podem não esgotar os problemas. São, no entanto, um ponto de partida e podem sugerir outras mais pertinentes.

Ressalvando o fato de o insucesso não ter como causa exclusiva a falta de estudo ou um estudo mal conduzido, convém que cada estudante compreenda os pontos fortes e fracos da forma como estuda e aperfeiçoe os seus métodos, para que o seu esforço seja bem sucedido.

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