terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

(Lição 09) Os dons espirituais

Conheça um pouco mais sobre dons espirituais: que são, quantos existem, de onde vêm, para que servem.
Por José Humberto de Oliveira

Diz a sabedoria popular que é melhor a gente não ficar sabendo de certos fatos. É uma espécie de “ignorância que traz felicidade”. Todavia, quanto aos dons espirituais, o apóstolo Paulo declarou com todas as letras: “não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co 12:1).
Não ter o conhecimento adequado quanto aos dons é altamente prejudicial à saúde espiritual da Igreja. Ignorar o assunto ou ter uma visão distorcida dele proporciona divisão e escândalo no corpo de Cristo.

Que significa a palavra “dom”?
Ao entendermos o verdadeiro significado da palavra “dom”, muitas coisas já podem ficar esclarecidas.

Dom, no grego charisma, literalmente quer dizer "presente oferecido de boa vontade". Palavras que se formam da raiz grega char indicam coisas que produzem bem-estar.

O apóstolo Paulo chama de charisma um revestimento espiritual especial para a vida da comunidade e o serviço no reino de Deus. Ele usa esse termo 16 vezes em suas epístolas.

Então, há engano quando alguém diz: “Aquela igreja é uma bênção, mas o problema são os dons”. O problema é o mau uso dos dons. Porque o dom que vem de Deus deve produzir bem-estar na comunidade.

Resumindo, dons são certas capacidades, dadas pela graça e poder de Deus, que habilitam pessoas para serviços especiais.

Quem é o autor dos dons?
Outra ignorância quanto aos dons é pensar que somente o Espírito Santo está envolvido. Acompanhe o texto de 1Coríntios 12:4-6.

“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.”

Percebeu como toda a Trindade está envolvida nos dons? Além disso, nos dons de Romanos 12:6-8, o autor é Deus, o Pai; em Efésios 4:11, é o próprio Senhor Jesus Cristo Quem concede dons; e em 1Coríntios 12:8-10, é o Espírito Santo Quem distribui os dons.

Quantos dons existem?
Ao ouvir a palavra “dons”, muitos só a associam com curas, línguas e profecias. Mas há pelo menos 21 dons mencionados no Novo Testamento (leia os dons mencionados em Romanos 12:6-8; 1Coríntios 12:8-10 e Efésios 4:11), e os estudiosos têm afirmado que essa lista não é exaustiva, ou seja, pode haver outros dons que não estejam mencionados na Bíblia. Quais seriam? É melhor não especular. Mas podemos adotar um critério, isto é, se produz bem-estar na igreja e promove o serviço no reino de Deus, podemos afirmar que é uma capacitação vinda de Deus, um dom.

Que ligação há entre dons espirituais e talentos naturais?
Aprendemos que o dom espiritual é para edificar o corpo de Cristo. Sendo assim, ninguém poderá fazer isso sem o Espírito Santo, sem o novo nascimento. Por outro lado, claramente se reconhece que há pessoas dotadas de certas habilidades, aptidões ou talentos (talento musical, artístico, lingüístico, esportivo, matemático, etc.). Quem concedeu? Deus, por meio da graça comum.

Além disso, vemos pessoas não crentes praticando alguns “dons”. Exemplo: há muitos artistas que fazem eventos para arrecadar dinheiro a fim de ajudar vítimas de fome, AIDS, guerra, etc. E a Bíblia fala no “dom de contribuição” (Rm 12:8). Outros exercem uma liderança exemplar, e a Bíblia menciona o “dom de presidir” (Rm 12:8). E, ainda, há excelentes professores no mundo que, inclusive, são ateus. A Bíblia menciona o “dom do ensino” (Rm 12:7). Onde está a diferença?

A diferença é a motivação e o objetivo. Por que a pessoa está fazendo: Para quê o faz? É para edificar a Igreja? Não. Então, não é dom. John Stott comenta sobre a continuidade ou a possibilidade do talento ser transformado em dom. Uma pessoa que tem habilidade na música ou tem experiência com o ensino será usada por Deus e para o povo dEle.

Concluindo, podemos afirmar que há um vínculo entre talentos naturais (antes da conversão) e dons espirituais (após a conversão), em certos dons.

Todos os dons são miraculosos?
O que chamamos de “miraculosos”? Ou melhor, que é um milagre? A definição simples é que “milagre é algo que contraria a ordem estabelecida da natureza”. O que é comum não pode ser miraculoso.

É incrível como as pessoas têm a tendência de associar Deus com o miraculoso, e achar que tudo o que é comum não pode ser divino. Grande engano! Pense comigo: o que há de sobrenatural no exercício do dom de misericórdia, de aconselhamento, de ensino, de contribuição, de socorro? Nada, não é verdade? Mas a Bíblia diz que eles só existem porque Deus os concede aos homens (Rm 12:6-8; 1Co 12:28-30).

Cuidado para que uma ação direta da mão de Deus não passe despercebida diante de seus olhos somente porque você não viu algo miraculoso nela! Releia a experiência de Elias em 1Reis 19:9-15.

Não negamos o Deus de milagres, mas advertimos sobre o perigo de achar que tudo o que é sobrenatural é divino, e que um dom “comum” não venha de Deus. 

A quem e para que os dons são dados? 

1. A quem
Um texto bíblico responde: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um” (1Co 12:7). A comparação é com o corpo humano, isto é, um corpo, mas muitos membros e cada um tem a sua função (1Co 12:11-14).

2. Para que
“... visando a um fim proveitoso” (1Co 12:7). A Linguagem de Hoje traduziu “para o bem de todos”.

Werner de Boor comenta: “O Espírito não privilegia alguns ‘grandes’, mas equipa ‘cada um’ de uma ou outra maneira. Por essa razão precisa haver espaço na igreja para ‘cada um’, para que o indivíduo de fato possa tornar esse equipamento ativo. Quando apenas um pequeno número de ‘ministros’ acumula sobre si todos os ‘serviços’, tomando tudo em suas mãos, os dons concedidos a ‘cada um’ não conseguem se desenvolver” (Cartas aos Coríntios, Comentário Esperança, Curitiba: Editora Evangélica Esperança, p.190).

De onde eles vêm? 
De maneira direta, os textos bíblicos apresentam duas respostas para essa pergunta.

1. Da graça de Deus
Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé” (Rm 12:6).

2. Da vontade soberana de Deus
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente(1Co 12:11).

Se é graça, então, não há mérito humano. E o Espírito distribui “como lhe apraz”, ou, como está literalmente no texto grego “conforme Ele quer”. O verbo “querer” usado aqui (boule) refere-se à vontade que está vinculada ao propósito.

Uma pessoa pode receber vários dons?
Sim. O próprio Paulo é um exemplo (1Co 7:7; 14:18; 2Tm 1:11). E o que você precisa fazer para receber vários dons? Nada. Acabamos de aprender que os dons são distribuídos conforme a graça e a vontade de Deus. Então, Deus dá a quem Ele quiser. Se alguém recebe mais de um dom, é porque vai precisar para exercer seu ministério no reino de Deus.

Conclusão
Entre os capítulos 12 e 14 de 1Coríntios, o Espírito Santo dirigiu o apóstolo Paulo a colocar o ponto de equilíbrio no uso dos dons: o amor. E a sobreexcelência do amor não pode ser esquecida pela Igreja do Senhor Jesus Cristo (1Co 13:1-3). O amor não é um dom espiritual. Na verdade, o amor é um mandamento (Jo 15:12), e os dons devem ser exercidos motivados pelo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe aqui seu comentário: